Pages

Ads 468x60px

24.2.12

Anatomia das lâminas ungueais(unhas)


A unha é uma placa retangular dura. O maior eixo é longitudinal nas unhas das mãos e transversal nas unhas dos pés. A face dorsal da unha é lisa e coberta proximalmente pela borda ungueal proximal. Duas pregas laterais demarcam as bordas laterais da unha. A parte visível da unha termina em borda livre, e a unha torna-se branca neste local devido ao contato com o ar.
O corpo da unha inclui 3 camadas horizontais: uma lâmina dorsal fina, uma intermediária mais espessa e uma camada ventral proveniente do leito ungueal. O corpo da unha é rico em cálcio, detectado na forma de fosfato de hidroxiapatita. Está presente na concentração de 0,1% por peso sendo 10 vezes maior que no pêlo. Outros metais são encontrados em concentrações menores, incluindo o cobre, manganês, zinco, ferro.
A matriz é a estrutura reprodutiva que dá origem à lâmina ungueal. A parte visível da matriz ungueal em formato de meia lua é denominada lúnula; é a primeira porção a se diferenciar e formar a lâmina ungueal. As afecções ungueais que envolvem a matriz levam, em geral, a sequelas permanentes. A parte dorsal da matriz forma a cutícula; sua importância é impedir o acesso de fragmentos e microorganismos à área próxima à matriz.
O leito ungueal, constituído de tecido conectivo firme, localiza-se entre a lúnula e o hiponíquio, compreendendo os tecidos moles embaixo da lâmina ungueal, em estreita adesão com o periósteo da falange distal. Seu principal papel é a nutrição; há uma rica rede vascular, dependente de duas artérias digitais, para nutrição da matriz ungueal.O heponíquio é o espaço limitado anteriormente pela porção mais distal do leito ungueal e distalmente pela prega distal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"DIA INTERNACIONAL DA MULHER"










Dias/Horários de agendas disponíveis para Atendimentos:

Agenda já!!!

a sua avaliação no contato a seguir:

*Para enviar sua "Mensagem" digita o e-mail: podologia.ativa@yahoo.com.br

Entre em contato.
Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: